Fisioterapia em Oncologia

Tratamento completo para mulheres que serão submetidas aos procedimentos cirúrgicos como retirada da mama ou do útero. Tem como objetivo prevenir ou minimizar complicações como linfedema/edema pós-operatório, parestesias (dormências), aderências, limitações de movimento do ombro e adaptação para retorno das atividades diárias.

O método

Atualmente a fisioterapia em oncologia conta com poucos profissionais especializados em Brasília.  A paciente que necessita desse tratamento está passando por um momento delicado e frágil, precisando de um ambiente acolhedor e humanizado. O nosso espaço inclui consultório adequado, equipamentos específicos e profissional acolhedor e experiente na área.

A atuação da fisioterapia em Oncologia se dá desde a preparação para o procedimento até o acompanhamento pós-cirúrgico, minimizando as complicações e acelerando a recuperação no pós-operatório.

Fases do tratamento

Preparação

Atualmente, o melhor acompanhamento é aquele realizado antes do procedimento cirúrgico. Consiste em uma avaliação, orientações de extrema importância no pós operatório imediato e prescrição correta dos primeiros exercícios e alongamentos iniciais, para serem realizados ainda no período de internação da cirurgia.

Pós Operatório

Consiste no acompanhamento periódico, visando a recuperação rápida e o retorno das atividades de vida diária. Pode incluir drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo, linfotaping, rompimento de fibroses e cordões linfáticos, prescrição de exercícios para flexibilidade e fortalecimento, preparação para reconstrução e adaptação para braçadeira ou meia compressiva.

Adaptação Funcional

Etapa final do tratamento fisioterapêutico. Consiste em adaptação para o retorno das atividades diárias, atuando especificamente nas necessidades e rotinas de cada pessoa. Tem como objetivo melhorar a autoestima e a qualidade de vida de cada mulher, reingressando-a na sociedade com o mínimo de complicações e adaptadas para suas atividades.