Pilates para Gestantes

Pilates é uma forma maravilhosa de praticar atividade física durante a gestação. Através do Pilates, as mulheres podem fortalecer todos os músculos e se manter em forma no período gestacional. Outra vantagem da prática é que auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico, facilitando significativamente o trabalho de parto e o período pós parto.

O método

O Pilates traz inúmeros benefícios para a futura mamãe, mas é muito importante ter um acompanhamento adequado, feito por um profissional que tenha conhecimento de todas essas alterações fisiológicas, para que as aulas se tornem funcionais e prazerosas para o corpo de cada gestante.
O acompanhamento e a liberação do médico para a prática de exercícios físicos, durante o período gestacional, é fundamental.

Fortalecimento

Auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico, dando suporte no momento do parto e na recuperação do corpo, após o nascimento do bebê.

Adaptação

Prepara a mulher para se adaptar às transformações do corpo, próprias da gestação, como alteração do centro de gravidade, aumento da lordose lombar, aumento da base de apoio e outras.

Respiração

Com o avanço do período gestacional, há uma diminuição da mecânica respiratória. A prática do Pilates vai potencializar a capacidade respiratória, proporcionando à gestante maior conforto e relaxamento.

Contrologia

Controle entre corpo, mente e espírito.

Respiração

Respirações lentas e profundas, expirando no momento de maior força do exercício.

Equilíbrio e simetria

Alinhamento entre ombros, quadril, joelhos e pés. Cabeça alinhada com a coluna, mantendo cervical e lombar neutras.

Repetição

Até dez repetições preconizando qualidade e não quantidade.

Movimento Fluído

Movimentos harmônicos próximos ao fisiológico.

Powerhouse

Centro de força com importante ação do transverso abdominal.

Concentração

Foco na prática dos princípios durante a execução dos exercícios.